Priscila Pinheiro Whatsapp
Marketing,  Sorella Consultoria

Como divulgar seu negócio nos grupos do WhatsApp sem ser inconveniente?

dica de como divulgar no whatsapp

Fácil, rápido e eficiente, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para divulgar seu negócio e se relacionar com clientes e potenciais clientes. Você pode, por exemplo, usar listas de transmissão segmentadas ou participar de grupos para espalhar suas mensagens. 

Embora seja muito fácil usar o WhatsApp para divulgar o seu negócio, esse meio de comunicação pode ser um pouco invasivo. Se você exagerar na dose, em vez de conquistar clientes vai receber o título de chata de galochas.

Especialmente nos grupos, a linha entre ser participativa e chata é muito tênue. Eu sei que às vezes ficamos empolgadas, querendo divulgar ao máximo nosso trabalho, mas falo de experiência própria: vale mais gastar 5 ou 10 minutos fazendo bem feito do que sair disparando de qualquer maneira.

E para te ajudar a postar sua mensagem sem incomodar em nenhum grupo, organizei algumas dicas básicas. Com esse esquema, você vai conseguir fazer uma auto avaliação, divulgar seu negócio nos grupos do Whatsapp e ser uma participante bem vista.

Respeite as regras do grupo

Certamente o administrador já te enviou ou publicou as regrinhas do grupo. Esteja sempre atenta a elas! Se tiver dúvidas sobre algum tópico, pergunte ao administrador antes de postar.

Participe de verdade dos grupos no Whatsapp

Se você sempre participa, responde, faz comentários e contribui no grupo, suas divulgações serão sempre melhor recebidas. É muito sem noção ficar mandando propaganda se você nem olha o grupo!

Não interrompa outras conversas!

Antes de publicar qualquer coisa em um grupo, veja o fluxo de mensagens. É muito chato quando está todo mundo falando de um assunto e entra uma sem noção com um material de divulgação. Fica na cara que você só quer o “venha a nós” e não se importa de verdade com o grupo.

Informação segura: nada de correntes e fake news

Minha sugestão é que você só publique ou repasse informações e materiais que tenham sido produzidos por você ou por alguém que você conhece e confia. Isso vale para notícias: só compartilhe links de fontes oficiais e de veículos de comunicação conhecidos e respeitados. Aquele áudio da pessoa que se diz autoridade passando alguma informação alarmante nunca é bem-vindo, ok?

Atenha-se ao tema do grupo

Publique seus anúncios apenas se puder fazer alguma ligação com o tema do grupo. Se você não conseguiu criar nenhuma conexão criativa, não poste!

Não encaminhe nada!

Pois é. Não fica brava comigo. Mas se você precisa usar a função encaminhar para enviar algo aos grupos dos quais participa… sinto te informar, mas provavelmente você está fazendo um spam. Gaste uns minutinhos a mais, publique em grupo por grupo e escreva uma legenda que ajude as pessoas a entenderem por que você está divulgando aquilo naquele grupo.

Dica Extra: envie uma única imagem ou arquivo

Se você precisa mostrar um catálogo de produtos ou uma série de materiais, envie apenas uma foto, vídeo ou arquivo. Quando você compartilha o catálogo inteiro, isso gera um incômodo para os participantes. Além de gerar um monte de notificações, essas imagens vão todas para a galeria de fotos, entupindo o celular das pessoas. 

Quer mandar seu catálogo todo? Aqui vai a dica certeira: crie um slide com as fotos e salve no formato .pdf. Assim a pessoa clica no arquivo e pode rolar para baixo para ver todas as fotos. Você pode montar sua apresentação no Power Point, no Apresentações Google (Google Drive) e no Canva!

Usando essas dicas, eu tenho certeza que você vai ter resultados melhores. Compartilhe com amigos e mande especialmente pra aquela pessoa que sempre manda mal nos grupos!

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Priscila Pinheiro está consultora e professora de marketing e empreendedorismo. E mais umas coisas aí!

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