Empreendedorismo,  Principais Trabalhos

Comportamento Empreendedor: quais são as características do comportamento de pessoas empreendedoras?

Antes de entender quais são as características do comportamento empreendedor, é importante compreendermos o que é empreendedorismo. Embora o interesse pelo tema esteja crescendo, ainda há certa confusão sobre o que significa empreender.

Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre o que é empreendedorismo, quais os tipos de empreendedor, os comportamentos empreendedores e como desenvolver a sua capacidade empreendedora, trazendo para a prática da criação de um novo negócio ou qualquer outra investida na sua jornada empreendedora

Empreendedorismo não é abrir empresa, é comportamento!

O termo empreendedorismo é facilmente associado à abertura de um novo negócio. Essa é apenas uma das formas de exercer o empreendedorismo. 

Simplificando, o empreendedorismo é um comportamento. É a capacidade de pessoas e organizações em identificar problemas e demandas, desenvolver soluções inovadoras e investir energia para que as ideias saiam do papel.

Em outras palavras, empreender é resolver problemas! E para que isso aconteça, é necessário o exercício de um conjunto de habilidades e comportamentos. Também é importante não ficar se iludindo com as possibilidades da “fantástica vida empreendedora” vendida nos palcos e no Instagram. 

Então, veja a seguir algumas crenças comuns sobre empreendedorismo. Vamos desfazer algumas confusões sobre empreender:

PensamentoExpectativaVida real
EmpreenderAbrir uma empresaSer empreendedor onde estiver
Fazer tudo do meu jeito Fazer o que eu quiser, do jeito que der na telha. Fazer melhor que a empresa onde eu trabalhava.Tomar decisões difíceis o tempo todo, estudar muito, buscar especialistas.
Não ter chefeAgora eu que mando! Ter muitos chefes, que são os seus clientes.
Ganhar muito dinheiro e rápido.Em 3 meses estarei nadando em dinheiro. O retorno demora a chegar, em média o lucro só vem com 1 ou 2 anos de operação.
Não ter horário ou Trabalhar muito pra você mesmo Agora que tô livre de marcar ponto, vai ser tudo mais fácil. Exige mais disciplina para fazer tudo que é preciso e não perder o foco ou procrastinar. Há maior risco de cair num esquema workaholic.

O objetivo desse quadro não é mostrar o quanto a vida do empreendedor é difícil e inalcançável. Esse discurso de trabalhar em excesso pra ter sucesso já está ficando meio “old” né, galera. É possível sim ter uma rotina equilibrada e empreender com sucesso!

Tipos de Empreendendor

Se empreender é um comportamento, precisamos considerar dois pontos:

  1. Comportamento pode ser desenvolvido
    Mesmo que você não se considere uma pessoa empreendedora, saiba que é possível conhecer, praticar e desenvolver ações e atitudes favoráveis ao empreendedorismo.

     

  2. É possível ser empreendedor em contextos diferentes
    Sim! Você pode ser empreendedor sem nunca abrir uma empresa. Dá pra empreender em casa, na escola, na empresa onde você trabalha ou onde você estiver! Para abrir sua mente, veja alguns tipos de empreendedor:
Intraempreendedor ou corporativo

Profissional que exerce comportamentos empreendedores e cria valor dentro de uma empresa na qual ele é funcionário. Quando falo desse tema, sempre me lembro da Michelle Cafiero, que hoje é responsável pelo setor de comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora/Plasc.

Começou trabalhando na tesouraria e foi conquistando seu espaço exercendo vários comportamentos empreendedores. Quem sabe uma hora dessa ela vem contar mais sobre isso por aqui?


Autônomo/microempreendedor e empresarial

É aquela pessoa que transforma o próprio trabalho em um negócio. Todo mundo conhece aquela pessoa que conquistou seus clientes de forma autêntica e tem seu lugar no mercado em que atua. Um com exemplo é a Flávia Cadinelli, que ensina meditação no Movimento Zen.

Franquias

Aqui o empreendedor investe em um modelo de negócios e uma marca pronta. Ele abre uma franquia e passa a funcionar quase como uma filial de uma empresa maior. Normalmente as lojas de grandes marcas são franquias. Um exemplo é o Texas West, que tem 4 lojas em Juiz de Fora, uma em contagem, duas no Rio de Janeiro e uma em Nova Iguaçu. 

Social

São pessoas que criam negócios que tem impacto social. ou seja, são negócios que tem como foco resolver problemas sociais e/ou ambientais, ou contribuir para uma comunidade. Um exemplo é o Somma, que é um negócio com o objetivo principal de promover a equidade de gênero criando um espaço de colaboração, sororidade e negócios entre mulheres empreendedoras.

Público

São empresas e pessoas que criam negócios pensando em resolver grandes problemas do setor público. Podem ser empresas privadas ou pessoas e organizações dentro do governo.

Além destes, há os empreendedores informais, cooperados, seriais entre outros. Essa é a prova de que você tem muitas opções quando decide empreender e não precisa se prender a um modelo único. 

Características do Comportamento Empreendedor

Agora que já sabemos que empreendedorismo é um comportamento e que é possível empreender em contextos diferentes, vamos aos comportamentos empreendedores. A lista dos 10 comportamentos empreendedores apresentada a seguir está disponível no site do Sebrae.

1. Busca de Oportunidades e Iniciativa

Desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e  de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Um empreendedor com essas características bem trabalhadas:

  • Age com proatividade, antecipando-se  às situações
  • Busca a possibilidade de expandir seus negócios
  • Aproveita oportunidades incomuns para progredir

2. Persistência

Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. A pessoa com essas características:

  • Não desiste diante de obstáculos
  • Reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos
  • Esforça-se além da média para atingir seus objetivos

3. Correr Riscos Calculados

Envolve a disposição de assumir desafios e responder por eles. O empreendedor com esta característica:

  • Procura e avalia alternativas para tomar decisões
  • Busca reduzir as chances de erro
  • Aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.

4. Exigência de Qualidade e Eficiência

Relaciona-se com a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor. Um empreendedor com essa característica: 

  • Melhora continuamente seu negócio ou seus produtos
  • Satisfaz e excede as expectativas dos clientes
  • Cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade

5. Comprometimento

Característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor:

  • Traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso
  • Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados
  • Coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.

6. Busca de Informações

Característica que envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. O empreendedor:

  • Envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado
  • Investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços
  • Busca a orientação de especialistas para decidir

 7. Estabelecimento de Metas

Compreende saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo. Assim, o empreendedor:

  • Persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo
  • Tem clara visão de longo prazo
  • Cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado

8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

Desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados. O empreendedor com essa característica bem trabalhada:

  • Enfrenta grandes desafios, agindo por etapas
  • Adequa rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado
  • Acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomada de decisão.

9. Persuasão e Rede de Contatos

Engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com pessoas chave que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio.  Dessa forma, o empreendedor:

  • Cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos
  • Obtém apoio de pessoas chave para seus objetivos
  • Desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais

10. Independência e Autoconfiança

Desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que possui essa característica:

  • Confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros
  • É otimista e determinado, mesmo diante da oposição
  • Transmite confiança na sua própria capacidade

Características do Comportamento Empreendedor: de onde veio essa lista?

A ONU (Organização das Nações Unidas), através da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), identificou 10 características do comportamento empreendedor. A partir desse mapeamento, foi criado o seminário EMPRETEC, que hoje tem sua metodologia aplicada no Brasil pelo Sebrae. 

Objetivo do Empretec é o desenvolvimento dessas características de comportamento empreendedor e também ajudar pessoas a identificar novas oportunidades de negócio. Eu mesma sou empreteca (nome dado às pessoas que concluíram o curso) e posso garantir que é uma experiência intensa e transformadora. 

Não posso contar pra vocês como funciona, pois assim eu atrapalharia o aproveitamento das pessoas que ainda vão fazer o Empretec. Só posso dizer que vale à pena e dá pra desenvolver muito as 10 CCEs (Características do Comportamento Empreendedor). 

Outras oportunidades de desenvolvimento

É possível desenvolver comportamentos empreendedores de várias formas. Fazer o Empretec é uma delas! Também existem cursos, capacitações e leituras que podem ser muito agregadores.

Uma outra forma é contratando um profissional que incentive e acompanhe esse desenvolvimento, como uma coach ou mentora

Esse desenvolvimento da capacidade empreendedora tem uma grande conexão com o meu trabalho. Hoje, com a minha jornada empreendedora trabalho algumas dessas características com as clientes.

Já no serviço de sócia de aluguel, atuo justamente despertando esses comportamentos no dia-a-dia, auxiliando pequenas empreendedoras em suas demandas, dúvidas e crescimento!

E agora? Sabendo dessas características, responda: Você é empreendedora? Você é empreendedor? 

Comente!

Avatar

Priscila Pinheiro está consultora e professora de marketing e empreendedorismo. E mais umas coisas aí!