
Marketing de Guerrilha: aposte no incomum e conquiste seu espaço!
Ser audacioso e criativo nunca foi tão primordial para alcançar sucesso em suas estratégias de marketing e vendas
O ser humano sempre sentiu a necessidade de reinventar-se e buscar originalidade. As pessoas mais bem-sucedidas do mundo, destacam-se por possuírem uma dose extra de criatividade. Elas sempre buscaram sair do lugar comum.
Nos anos 70, logo após a Guerra do Vietnã, o publicitário Jay Conrad Levinson, inspirado pelas táticas usadas no conflito, criou o Guerrilla Marketing. Traduzindo para o bom e velho português, o Marketing de Guerrilha.
O conceito é usado para definir ações criativas e que fogem do convencional. São estratégias que utilizam constantemente técnicas incomuns e abordagens mais agressivas. Uma das caraterísticas mais marcantes dessa modalidade é ser bem mais enérgica e persuasiva, impossível de ignorar.
Por que investir em Marketing de Guerrilha?
Os anúncios convencionais caíram em desuso, pois se tornaram corriqueiros e praticamente iguais. O consumidor mal conseguia diferenciar uma marca da outra. Por isso, o Marketing de Guerrilha ganhou mais importância e relevância.
Além de baixo custo, afinal usando a criatividade é possível surpreender e conquistar sem pesar no orçamento, a alternativa é provocar uma reação rápida no consumidor. Um reação que ele não vai poder deixar pra lá e esquecer.
Não se esqueça que uma das táticas principais nessa estratégia é a originalidade. Não aposte em imitar ou requentar ideias antigas. Mesmo você já conhecendo estratégias que dão certo, é recomendável para o sucesso das ações, você construir ideias baseadas em novidade e criatividade.
Existem dois pontos que devem ser observados na hora de elaborar a ação. Sempre fique atento a execução, contrate os melhores fornecedores, use material de qualidade, faça com que tudo pareça real e orgânico.
Característica de ações de Marketing de Guerrilha:
- Baixo custo
- Originalidade
- Criatividade
- Execução de qualidade
- Desperta sentimentos leves e animadores
Vocês está lidando com pessoas, e as pessoas tem sentimentos. Por isso, tenha empatia e pense antes de lidar com polêmicas ou dores do cliente. Tente despertar no público sentimentos leves e animadores.
Tenha sempre em mente os resultados que você quer alcançar. A mensuração é crucial para definir o que deu certo e o que pode ser melhorado. Foque em ações que tenham impacto a longo prazo, afinal você quer ser uma marca memorável e não aquela que teve seus 15 minutos de fama ou virou meme.

Priscilla Thevenet
Priscilla Thevenet é jornalista, especialista em marketing digital e eventos. Coordenadora de marketing da Faculdade Ensine e organizadora da Feira do Livro de Juiz de Fora (FLIJUF)


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