Marketing

Tudo que você precisa saber sobre Marca Pessoal

Vivemos transformações constantes no ambiente empreendedor, sejam inovações do mercado ou novas tecnologias. Se adaptar é uma habilidade inerente ao perfil empreendedor e, por isso, é importante se manter atualizado e com conhecimento em dia.

Em meio a essas mudanças, podemos perceber uma comunicação cada vez mais centrada no relacionamento, como forma de aproximar pessoas, propósitos e não apenas marcas. Diante disso, as Marcas Pessoais ganham ainda mais força como forma de criar essa conexão e se destacar dentro de cada segmento.

Mas o que é Marca Pessoal?

Marca Pessoal é aquela que representa um indivíduo, seja empreendedor, figura pública, profissional autônomo ou influenciador digital. Ter uma Marca Pessoal é representar o seu trabalho por meio das suas características, personalidade, linguagem.

Sempre reforço que investir em você é investir na sua Marca Pessoal, afinal você pode nunca ter criado efetivamente a sua, mas ela já existe. Acredite!

Sabe aquela sua colega de trabalho que atrasa todas as entregas ou aquela empreendedora que você ama seguir nas redes sociais? Quando você vai falar de cada uma, você utiliza diferentes adjetivos para descrevê-las. Essa percepção que você tem delas é a imagem que cada uma projetou, como resultado de suas características e atitudes.

A diferença é que ao construir sua Marca Pessoal, você pode moldar essas associações, criando uma imagem sólida e eficaz.

Como investir na sua Marca Pessoal

Para criar as associações corretas e, assim, solidificar sua marca você precisa investir em 3 pontos específicos:

Propósito

Imagem

Conteúdo

O primeiro passo para a construção de uma Marca Pessoal é o processo de autoconhecimento. Você precisa compreender o que te move, quais são suas principais habilidades, o que você realmente ama fazer; para aí sim identificar o seu propósito, ou seja: a razão pela qual você faz o que faz.

Trabalhar a sua imagem é um processo que inclui a identificação do seu estilo, o que combina ou não com você em termos de roupas, cortes de cabelo, cores e, além disso, a criação de uma identidade visual que transpareça todos os atributos que você deseja transmitir.

A última, e mais importante, etapa dessa construção de Marca Pessoal é o conteúdo. Não me refiro somente aos posts do Instagram, mas sim a qual entrega você vai proporcionar para o seu público. Qual é o seu segmento? Qual é o seu diferencial? E como você pode contribuir para as pessoas ao seu redor a partir do seu conhecimento e experiência?

Partindo para a ação

Propósito, OK. Imagem, OK. Conteúdo, OK.

Agora podemos partir para algumas dicas práticas e objetivas que vão contribuir para o crescimento da sua Marca Pessoal, lembrando que: não existe fórmula mágica! Para alcançar o resultado que deseja é preciso dedicação constante.

Dica 1: invista em fotos profissionais

Dica 2: planeje seus posts e mantenha uma constância

Dica 3: faça networking e crie parcerias de sucesso

Dica 4: vença o medo e grave vídeos

Dica 5: interaja bastante no Instagram

Dica 6: apareça todos os dias nos stories

Dica 7: use tudo como fonte de inspiração: filmes, conversas de bar, feedback de clientes

Dica 8: não se compare. O que tem de mais especial na sua marca é a sua essência

Dica 9: inove sempre

Dica 10: mostre seus bastidores e dia a dia

Manter uma Marca Pessoal é muito mais sobre paixão do que qualquer outra coisa. Eu amo ajudar empreendedoras a descobrirem isso também, então conte comigo e siga mais dicas lá no meu Instagram: www.instagram.com/brunafreitasonline

Comente!

Bruna Freitas

Bruna Freitas é publicitária e especialista em marca pessoal.